A Câmara Municipal de Évora decidiu ativar no passado dia 6 de janeiro o Plano Contingência para Pessoas Sem-abrigo - tempo Frio face às previsões atmosféricas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que apontam para a manutenção do tempo frio pelo menos até ao final da semana, em especial nas regiões do interior norte e centro onde as temperaturas mínimas podem chegar aos seis graus negativos.
O Plano Contingência para Pessoas Sem abrigo - tempo Frio, que estará ativo até ao dia 14, prevê, para além de outras medidas, a abertura do Monte Alentejano onde os sem-abrigo poderão pernoitar e tomar as respetivas refeições.
Para além da abertura do Monte Alentejano, o Plano de Contingência prevê ainda a saída para o terreno de equipas do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) do concelho de Évora, que engloba representantes da ISS, I.P. - Centro Distrital de Évora; Câmara Municipal de Évora; ARSA/UCC; ARSA/CRI; CH de Évora da CVP; Associação Pão e Paz; CAT – CSP de S. Brás; APPACDM – Évora; SCM de Évora; Cáritas Diocesana de Évora e Habévora, para distribuir, pelos cerca de duas dezenas de sem-abrigo, roupa, comida e bebidas quentes, mais aconselhamento para se deslocarem para o Monte Alentejano.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, a medida vai ficar implementada, “em princípio, até quinta-feira”, mas a sua duração pode ser antecipada ou prolongada de acordo com as previsões meteorológicas, mais precisamente “enquanto durar este tempo frio”.
O Plano de Contingência para Pessoas Sem-Abrigo - Tempo Frio de Évora é ativado, pela Proteção Civil Municipal, sempre que existe uma situação de risco, ou seja, quando as temperaturas mínimas são inferiores a um grau num período de dois dias.
Comentários
Enviar um comentário